CARNAVAL » ENCONTRO DE MARACATUS ALEGRA FOLIÕES EM NAZARÉ DA MATA…

CARNAVAL » ENCONTRO DE MARACATUS ALEGRA FOLIÕES EM NAZARÉ DA MATA…

Crédito: Alcione Ferreira/DP/D.A Press
Consagrados patrimônio cultural do Brasil, os maracatus de baque solto levarão dança, música e poesia ao munícipio de Nazaré da Mata, nesta segunda-feira de carnaval (16). Trinta e dois grupos se encontrarão, a partir das 8h, no Palco Principal, na Praça da Catedral, e brincarão o folguedo, que também é conhecido como maracatu rural por ter sido criado por trabalhadores da roça, entre o fim do século 19 e início do 20.
Na sua 20ª edição, o encontro será aberto com a beleza cultural o maracatu das mulheres do Coração Nazareno, grupo composto somente pelo público feminino. Todos os anos são elas que iniciam a brincadeira. Com as fantasias em rosa e lilás, esta última cor novidade neste ano, elas chamam atenção para a luta pelos direito e espaço das mulheres. Lucicleide Maria da Silva, 28, toca surdo (tambor) no Coração Nazareno há 5 anos. “Meu pai era musicista e vi no grupo uma oportunidade de fazer o mesmo. Nos outros maracatu temos espaço somente como baianas”, afirmou Lucicleide.
Crédito: Inês Campelo/DP/D.A Press
A alegria do carnaval também ganhará vida com o Maracatu Cambinda Brasileira, fundado em 1926, sendo um dos mais antigos em atividade no país, além de outros como, o Estrela de Ouro de Aliança e o Leão Misterioso. De acordo com o secretário de Cultura da cidade, Leonardo Martins, a expectativa é receber cerca de 5 mil pessoas nos três dias de festa momesca. “O encontro de maracatus recebe o único maracatu mirim, com crianças de até 15 anos, e o único feminino. Isso é essencial para dar movimento à cidade e manter a tradição”, destacou Martins.
Conhecida por ser a terra do maracatu, Nazaré também contará amanhã com desfiles de blocos e agremiações, além de shows Crédito: Inês Campelo/DP/D.A Press                                                das bandas Santropê e Parangolé. Todos na Praça da Catedral.
Do DP

0 comentários:

Postar um comentário